O Prêmio Professores do Brasil reconhece práticas de professores aplicadas em sala de aula que visam à melhoria da educação. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC) tem pelo segundo ano consecutivo o Instituto Península como parceiro. O instituto apoia o prêmio por meio de sua iniciativa Impulsiona. A iniciativa promove o esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral de alunos, apoia a categoria Esporte como Estratégia de Aprendizagem.

Para esta categoria, podem se inscrever professores que utilizem o esporte como atividade educativa. Os vencedores ganharão um vale de R$ 5.000,00 para investir nas escolas onde atuam. Eles também visitarão o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo em São Paulo (NAR). A iniciativa do Instituto Península que promove a avaliação e preparação de atletas e equipes de alto rendimento. Além de conhecer as instalações, os docentes vencedores poderão assistir a palestras e saber um pouco mais sobre o NAR, que desenvolve pesquisas científicas mostrando, inclusive, a importância da educação esportiva.

Prêmio Professores do Brasil tem apoio do Impulsiona - selo de divulgação

 “A prática esportiva regular melhora o desempenho de alunos em tarefas que envolvem simultaneamente cognição, aprendizagem e raciocínio lógico. Os valores desenvolvidos pelo Esporte são importantes para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Por isso, o Instituto Península apoia a categoria no Prêmio Professores do Brasil, com a intenção de valorizar os bons casos de esporte como uma ferramenta pedagógica dentro das escolas”, comenta Heloisa Morel, diretora do Instituto Península.

A edição 2018 do concurso terá seis categorias (Educação Infantil – Creche, Educação infantil: Pré-escola, Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos, Ensino Fundamental – anos iniciais: 4º e 5º anos, Ensino Fundamental – anos finais: 6º a 9º anos e Ensino Médio), além de temáticas especiais, como Esporte como estratégia de aprendizagem.

Inscrições até dia 28/5

As inscrições para o 11º Prêmio Professores do Brasil podem ser realizadas no site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. Podem se aplicar educadores da Educação Básica do sistema público de ensino. Eles devem ter promovido as práticas durante os anos letivos de 2017 ou 2018. Os classificados na fase por região ganharão cursos a distância no Singularidades.