Já pensou em dar um presente coletivo para as professoras da escola de seu filho? Essa foi a dica que Daniela Folloni, do @blogitmae, deu para o Portal Disney Babble:

A vantagem é que todo mundo contribui com um valor acessível e no final dá para comprar um presente bem bacana e com significado. Para a iniciativa dar certo é preciso certo engajamento e espírito de equipe da turma. Seguem algumas dicas:

O que dar como presente coletivo?

Dica: procure fugir de presentes que percam o valor ao longo do tempo, como roupa ou produtos de beleza. O mais bacana é algo que seja perene. Pode ser um presente feito pelas crianças, como um livro encadernado com desenho feitos por elas especialmente para a professora. E pode ser algo como uma correntinha ou pulseira que ela guardará para sempre como recordação da turma.

Quanto ratear por aluno?

É preciso fazer uma pesquisa com as mães para verificar qual faixa de valores elas pretendem gastar. Assim, evitam-se constrangimentos. Ah! Mais um detalhe importante: o presente coletivo só faz sentido quando todos participam.

Como administrar a compra e os pagamentos?

Uma mãe tem que ser responsável pela compra. E as demais precisam ser desprendidas para confiar no gosto dela. Eles também pode mandar fotos com opções via WhatsApp. Uma votação para escolher o melhor ajuda. Mas sem muito apego, ok? Como esse tipo de ação envolve muita gente, o ideal é que todos tenham jogo de cintura para não exigir perfeição. É de bom tom pagar rapidamente o valor devido, para não deixar a mãe responsável com a saia justa de ter de cobrar. Esquecer porque estava na correria não vale como desculpa nesse caso.

Como deixar o presente ainda mais especial?

Vale incluir um cartão coletivo, com uma mensagem e assinatura de todos. Certamente, vai ser uma recordação para vida toda. Não apenas pelo presente, mas pelo gesto de o grupo se mobilizar para homenagear a professora de forma coletiva.