A construção de uma cultura de paz é um dos pilares da educação montessoriana. Pensando nisso, entre os dias 7 e 9 de setembro, profissionais e estudantes da área da educação vão se reunir para participar da Conferência Internacional Montessori.

Montessori

O evento é promovido pela Organização Montessori do Brasil (OMB). Ele reúne 50 escolas de todas as regiões do país. Neste ano, o tema Montessori e a Paz: um Percurso de Vida. O encontro acontecerá no Rio de Janeiro, no Windsor Guanabara Hotel.

“Em primeiro lugar, é de paz que o nosso mundo está precisando. Acompanhando o movimento Montessori pelo mundo afora, constatamos que houve, neste ano, um foco na educação para a paz. Então, a escolha do tema tem essa sintonia com as organizações Montessori internacionais. Isso tem o objetivo de reforçar a vibração positiva em prol de mudanças nos indivíduos e de um mundo mais harmonioso, onde o respeito ao próximo, a aceitação da diversidade e a ética sejam predominantes”, afirma a presidente da OMB.

Steve Hughes, Lia Diskin e vários workshops

Para marcar os 110 anos da criação do sistema Montessori, o evento contará com a presença do pediatra e neuropsicólogo Steve Hughes. Ele tem viajado pelo mundo apresentando workshops e palestras sobre a educação Montessori. Contando também com as participações do jornalista e escritor André Trigueiro e da jornalista Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, em São Paulo.

As manhãs dos dias 7, 8 e 9 de setembro contarão com apresentações dos palestrantes convidados.  As tardes dos dias 7 e 8 serão repletas de atividades. Serão feitas diferentes oficinas que vão explorar questões como sensibilidade e concentração, liderança e os princípios básicos do sistema.

Confira a programação completa aqui!