O IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação propõe discutir a temática “Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar”.

Organizado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias da Infâncias (NEFI – UERJ), o evento reforça o compromisso da Universidade Pública com a promoção de espaços abertos de pensamento. Esses espaços devem permitir uma vida mais reflexiva e coloquem coletivamente em questão os problemas de nosso tempo.

Questões provocadoras do Colóquio Internacional de Filosofia e Educação

Trata-se de um convite para refletir e propor ações para o cenário atual do Brasil. O evento busca organizar um encontro coletivo de enunciação, em meio às crises a partir das seguintes questões:

  • Como temos problematizado, no contexto político que é o nosso. Isso no sentido da educação e, consequentemente, o sentido da própria atividade docente?
  • Como tem sido possível resistir aos ataques à educação pública delineando relações mais alegres e potentes entre nós e os outros nos acontecimentos de aprender e de ensinar?
  • Por quais descaminhos novas estéticas ensinantes e aprendentes têm conseguido se esboçar firmando outras potências da vida?
  • Que contrapontos temos traçado entre nossas errâncias educativas e o eterno retorno da força do que difere?

Saiba mais e inscreva seu trabalho acadêmico no site oficial.