Comunidades de AprendizagemEntre março e setembro, o Gaia Escola realizará formações em diversas cidades brasileiras. O curso foi criado para oferecer aos que acreditam em um novo modelo educacional. É uma oportunidade de reelaboração da sua cultura pessoal e profissional. O Gaia Escola apoia a implementação de uma nova abordagem pedagógica, que confere à reconfiguração das práticas as dimensões da sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

  • Apresentar e vivenciar novas formas aprendizagem, que propiciem a realização pessoal, profissional e social dos educadores;
  • Subsidiar o educador na transição entre o modelo transmissivo “tradicional” e a prática da mediação pedagógica;
  • Exercitar a prática de trabalho de projeto, orientado por equipes de educadores;
  • Conceber novas construções sociais de aprendizagem;
  • Apoiar a criação de redes de projetos inovadores, e disponibilizar condições para a criação de redes de escolas e de comunidades envolvidas.

5D – As Dimensões da Educação para o século XXI 

Comunidades de AprendizagemA matriz curricular do Gaia Escola tem como referência o pensamento sistêmico. Isso porque a formação reconfigura a prática pedagógica com as dimensões da sustentabilidade e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – no resgate do sentido de totalidade, fragmentado pelo modelo cartesiano. Cada dimensão incorpora, em si, os conteúdos das demais dimensões. Desta forma, o sujeito aprendente terá a oportunidade de, na prática, vivenciar a inter e a transdisciplinaridade. Ele poderá perceber a interdependência de conteúdos, ao invés de consumir uma coleção de partes dissociadas.

Para cada um dos ciclos da aprendizagem, são estudadas e praticadas um conjunto de habilidades “do cuidar”, necessárias para que a reconfiguração aconteça e se consolide (sustentabilidade), instaurando uma nova construção social de aprendizagem alinhada aos valores e princípios de cada comunidade de aprendizagem.

Metodologia

A abordagem pedagógica do Gaia Escola está centrada na metodologia de Trabalho de Projeto, para atender aos problemas, necessidades, desejos e sonhos de sujeitos aprendentes. O percurso de aprendizagem pressupõe um total de 138 horas de atividades, entre momentos de formação presencial, de tutoria virtual e de auto formação.

Saiba mais e se inscreva no site oficial da Gaia Escola.