Já ouviu falar sobre Educação Maker? A mão-na-massa e o desenvolvimento de competências socioemocionais estão cada vez mais presentes nas salas de aula do Brasil. Para conhecermos mais essa prática, entrevistamos Gabi Agustini, uma das criadoras do Olabi, um laboratório de inovação e tecnologia no Rio de Janeiro.

Gabi Agustini Educação Maker“O mais importante da educação maker é tirar as `caixinhas` que colocamos nas disciplinas nos últimos anos. Assim, mostramos que Matemática, Ciência, Física, Biologia, Histórias e as demais disciplinas estão todas interligadas”, afirma Gabi. “A educação maker vai além das ferramentas, ela é sobre empoderar indivíduos para aprenderem a aprender.”

A especialista explica que a educação maker estimula o pensamento crítico e a criatividade. Ela também desenvolve habilidades e competências conectadas às demandas reais da sociedade e estimula a aplicação de conhecimento teórico a partir da prática.

Educação Maker para todos

Uma das questões que surge com a ampliação da cultura maker é a do acesso. Os FabLabs – laboratórios de fabricação equipados com máquinas que possibilitam a construção dos projetos criados – ainda são poucos e concentrados em regiões mais ricas das cidades.

“Os FabLabs são espaços que foram desenhados para ampliar o acesso às ferramentas da inovação. Por isso, têm a prática de abrir um dia gratuitamente para as pessoas que queiram desenvolver um projeto no espaço”, conta Gabi. Em São Paulo, já são 12 FabLabs Livres mantidos pela prefeitura, abertos de segunda a sábado para quem quiser criar.

Comece a trabalhar com a Educação Maker hoje

Quer entender melhor esse movimento e não sabe por onde começar? A dica da Gabi é se aproximar de oficinas que estejam acontecendo na sua cidade ou buscar por projetos que podem ser feitos em casa. “A partir daí, é possível entender o que faz sentido para o que cada pai e educador busca aprender/ensinar”, diz. Aqui vão algumas dicas dela para mergulhar no assunto e colocar a mão na massa:

Rede Mão na Massa – site com diversos materiais de apoio para criar clubinhos mão na massa

Clube Maker – conteúdo gratuito em seu fórum, oferece cursos e assinaturas de caixinhas maker

Edutopia – diversos textos e vídeos com ferramentas para aplicar em diferentes grupos (em inglês)

Curso online de aprendizagem criativa do MIT – o Media Lab Learning é referência internacional em educação maker e, além do curso, oferece conteúdo na área (em inglês)

Rede Robô Livre – plataforma de desenvolvimento colaborativo que incentiva a prática da robótica

Labceus – iniciativa para aproximar os laboratórios multimídias dos CEUs de Pernambuco com a sociedade, oferece tutoriais e promove ocupações artísticas